Sobre ser INTJ. | BEDA #8

Que a internet está cheia de testes para fazer todos sabemos, mas esse em especial tem o meu coração. O site 16 Personalities faz perguntas que se baseiam na filosofia de Jung, psiquiatra e psicoterapeuta que deu inicio a psicologia analítica, propondo a ideia de que cada individuo no mundo cai no conceito de introversão ou extroversão (introvertido é aquele que tira sua própria energia do "mundo" interno, extrovertido do "mundo" externo), além das funções cognitivas e do sistema de definição da personalidade MBTI, criado por Katharine Cook Briggs com a ajuda de sua filha. Pra entender melhor como a análise é feita, é só dar uma olhadinha aqui.

Então teve esse dia, em que resolvi fazer o teste e só tive certeza do que há muito tempo eu já sabia. Favor focar no "0% extrovertido, 100% introvertido".



























Em  INTJ-T, a primeira letra é a mente, responsável pelo modo como lidamos com outras pessoas, sendo I definido como introvertido (preferem atividades solitárias, pensam antes de falar, ficam exaustos com interação social); a segunda, N, corresponde a energia, o modo como vemos o mundo e nos adaptamos as informações, sendo essa intuitiva (são criativos, confiam na sua intuição, são cheios de ideias, focam no que poderá acontecer); o primeiro T representa a natureza, como lidamos com emoções e tomamos decisões, que no meu caso é pensante (fortes, seguem sua mente, focam na objetividade e racionalidade); o J faz parte das táticas, sendo essas do tipo julgadoras (decisivos, preferem regras claras e orientações, veem prazos como sagrados, buscam fechamento) (lembram quando na semana passada eu disse que precisava seguir cronogramas? Aqui está a resposta para isso, amiguinhos); e o último T, por fim, é a identidade, em que faço parte dos cautelosos (inibidos, se preocupam com a sua imagem, buscam o sucesso, são perfeccionistas). O resumo da minha personalidade é:

 "Esse tipo de personalidade abrange racionalidade e imparcialidade, sobressaindo-se em debates intelectuais e científicos ou em campos tecnológicos. Eles são fortemente independentes, com mente aberta, enérgicos e imaginativos, abordando muitas coisas de uma perspectiva utilitária, e se interessando muito mais no que funciona do que no que satisfaz a todos. Essas características tornam os Analistas ótimos pensadores estratégicos, mas o que também causa dificuldades quando se trata de buscas sociais ou românticas.

"Os do tipo Melhoria Constante são pessoas quietas e individualistas. Eles tendem a ser perfeccionistas e são conduzidos pelo sucesso, muitas vezes gastando muito tempo e esforço para ter certeza de que o resultado do seu trabalho está o melhor possível. Como pode ser visto no seu nome, o tipo Melhoria Constante é formado de indivíduos de alto desempenho que se dedicam ao seu trabalho – porém, também tendem a se preocupar muito com seu desempenho."

 "Com uma sede natural por conhecimento que aparece cedo nas suas vidas, os INTJs normalmente são rotulados como “ratos de biblioteca” quando crianças. Enquanto isso tenha a intenção de ser uma ofensa, eles se identificam com o título e sentem orgulho dele, aproveitando a sua grande gama de conhecimentos. Os INTJs gostam de compartilhar o que sabem, confiantes no domínio do assunto escolhido." 

OLHA EU AQUI COMPARTILHANDO TUDO SOBRE MINHA PERSONALIDADE COMO SE VOCÊS QUISESSEM SABER! E se por acaso quiserem, saibam que as partes em negrito vão ser pauta para o texto de quinta, nesse mesmo blog, nesse mesmo BEDA. 

E eu juro pra vocês que nunca tinha lido tantas verdades de uma vez só.

A parte boa: Michelle Obama é INTJ-T. 
A parte ruim: Putin também.

Obs: se fizerem o teste, me contem nos comentários os resultados!


Comentários

Postar um comentário

  1. O meu deu “ARQUITETO” (INTJ-A) hahahaha Michelle Obama, Putin (blé), Walter White, Gandalf, Yennefer e tantos outros hahaha <3

    Adoro testes desse gênero e vira e mexe estou respondendo algum hahaha

    Beijos,
    Vic ;*

    http://victoriafelet.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Você é INTJ!! Eu tenho algumas amizades que também são. Inclusive, o Digníssimo é INTJ e se encaixa perfeitamente nessa descrição hehehehe. Quando eu fiz o MBTI (há milênios atrás, acho que era 2009) deu ISFP, o que eu gostava muito. Refiz esses dias e deu INFP-T. Gosto muito porque li não sei onde que seu tipo muda ao longo da vida, o que é muito coerente, porque a gente também muda, né? E gosto do MBTI também porque ele te dá as porcentagens dos traços e eu sei que vou passar a vida inteira no grupinho IxFx hahahaha
    :**

    ResponderExcluir
  3. Também sou INTJ e acho que, realmente, tenho muitas coisas que corroboram esse tipo de personalidade. Além do mais acho super interessante esse tipo de personalidade ser descrita como 'o arquiteto' sendo que, realmente, sou formada em arquitetura, haha. Não consigo evitar, acho a coincidência muito divertida. Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Eu faço com frequência esses tipos de teste porque sempre esqueço o resultado, hahaha (a única coisa que eu tenho certeza é que sou obviamente introvertida). Dessa vez deu ISFP-T, mas eu não concordo muito com o resultado? Não sou nem um pouco aventureira (porém gostei da parte do texto que explica a personalidade dizendo que ISFPs não gostam de ser rotulados pois é exatamente isso, eu fico discutindo com as perguntas e dá para ver com a minha indignação pelo resultado)
    É engraçada a quantidade de celebridades que é introvertida, né? Queria eu ser introvertida como essas pessoas
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Caramba, hoje mesmo eu tava pensando em escrever sobre a minha personalidade MBTI hahahaha! Gosto muito de INTJ e sou quaaaaaaaase uma: sou INTP. E a coisa é real, se tem algo que me descreve é isso. Mas INTJ é tri, caramba, quer dizer RATOS DE BIBLIOTECA, quer coisa mais amada do que isso? ♥

    Ah, tem tag pra tu responder lá no blog! http://miasodre.blogspot.com.br/2016/08/tag-o-poderoso-chefao.html

    ;*

    ResponderExcluir
  6. Eu sou INFJ :D Gosto bastante da minha personalidade, é a mais difícil de encontrar. Aquariana ne, sabe como rola...
    www.rumorandhorror.blogspot.com

    ResponderExcluir

▫ Spam não são publicados;
▫ Costumo responder todos os comentários no blog de quem os faz, se você estiver em anônimo, volte ao post em que comentou que responderei no mesmo;
▫ Obrigada por visitar! ❤

Form for Contact Page (Do not remove it)

Nome

E-mail *

Mensagem *