Maratona literária de inverno: TBR.

Duas vezes ao ano --verão e inverno --, o Victor Almeida, do canal literário Geek Freak organiza maratonas literárias em que qualquer pessoa pode se inscrever para cumprir com os desafios propostos. A intenção é diminuir em poucos dias a quantidade de livros na espera para leitura por meio de características para criar sua própria TBR.

Esse ano, a Maratona Literária de Inverno acontecerá dos dias 16 a 30 de Julho, e está dividida em níveis, onde os principiantes precisam (tentar) cumprir os 3 primeiros desafios; os inscritos de nível intermediário cumprem até o sexto desafio, e por fim, os do nível hardcore se dispõem a realizar os 9 desafios propostos. O vídeo do Victor explica de forma bem mais clara como funciona:




Como meu ritmo de leitura tem me surpreendido nesse ano, resolvi me inscrever no nível hardcore. Apesar disso, como pretendo ler todos os livros obrigatórios dos vestibulares que presto ainda nessas férias de inverno, preferi encontrar livros que conseguisse encaixar em mais de um desafio (ato permitido para todos os participantes) e dar prioridade para alguns livros que são cobrados em universidade públicas, caso de  Mayombe (desafio 7) e Coração, Cabeça e Estômago (desafio 8).




1. Ler um livro com capa azul: Anna Kariênina - Liev Tolstói (1877).

Encontrei essa edição maravilhosa em uma biblioteca pública, e como estou lendo o livro desde Maio -- muitas páginas e letras pequenas --, decidi aproveitar a maratona para terminá-lo. O livro é dividido em oito partes, durante a maratona lerei à partir da quarta (página 293)



2. Ler um livro com menos de 200 páginas.
3. Ler um livro que você comprou pela capa.
4. Ler um livro escrito por uma mulher.
5. Ler um livro sem saber a sinopse ou do que se trata.
6. Ler um livro nacional: Água Viva - Clarice Lispector (1973).
Água Viva, da Clarice Lispector, têm 95 páginas, foi comprado online simplesmente porque bati o olho e gostei do que vi, é, como todos sabem, escrito por uma mulher, não sei exatamente dizer do que se trata (nem eu, nem a contracapa do livro) e é nacional.

7. Ler um livro que se passe durante um período histórico importante: Mayombe - Pepetela (1979).

Livro escrito durante a guerra de libertação da Angola, enquanto o escritor participava da mesma e se isolava dos seus companheiros para criar sua história, talvez a única forma que Pepetela encontrou de se manter são em meio à algo tão difícil. Será lido em pdf, é obra requisitada pela Fuvest, mas tem um espaço enorme no meu coração. 

8. Ler um livro com pontuação no título: Coração, Cabeça e Estômago - Camilo Castelo Branco (1864).

Livro divido em três partes, com teor satírico em relação aos problemas de uma antiga sociedade portuguesa. Mais uma leitura em pdf, requerido pela Unicamp.

9. Ler um livro que é muito criticado ou que alguém não gostou: Morte Súbita - J.K Rowling (2012).

Depois de querer fugir buscando outros livros que as pessoas não gostassem, decidi voltar as minhas origens e tentar mais uma vez ler Morte Súbita, que comecei em Maio e abandonei depois de achar o enredo mal desenvolvido e de perder a paciência. Veremos.

Lá no Amino, aplicativo onde a maratona está sendo organizada, vocês podem me achar nesse link. Espero encontrá-los por lá!

Comentários

  1. Nossa, que legal esse desafio. Deu vontadinha de tentar rsrs
    Beijos

    www.daniguedes.com

    ResponderExcluir
  2. Tatiiii <3
    Eu nunca ia tentar um troço desses, embora devesse - quer dizer, minha vida literária tá um ânus. -qq Mas tenho uma amiga que ADORA esses paranauês literários e super tô mandando seu post pra ela!
    Grata pela dica <3
    Kissus~

    ResponderExcluir
  3. Olá! A Shana me passou o link desse post (eu sou a amiga do paranauê literário hahaha) porque eu também adoro ler (na verdade porque eu preciso ler, então HAHA) e eu adorei seu blog? É muito fofo!
    Também entrei na MLI hardcore, mas depois que vi o número total de páginas, até me arrependi, mas precisamos ter esperança, né haha
    Mas boa sorte na MLi! Aliás, esse Anna Karenina é lindo demais! 😍
    Tenha uma ótima semana!
    Kisus 😘

    ResponderExcluir

Postar um comentário

-Spam não são publicados.
-Costumo responder todos os comentários no blog de quem os faz, se você estiver em anônimo, volte ao post em que comentou que responderei no mesmo.
-Obrigada por visitar <3