27 outubro 2018

O acesso aos livros em tempos críticos + ebook gratuito | Rata de Biblioteca.


Não tenho escrito sobre nada porque tudo parece ter perdido seu valor diante da realidade, no entanto, como lembrado por algumas editoras e pessoas da área literária nacional nas redes sociais, o futuro pode ser ainda pior para os livros, justo no país em que o acesso a eles já é difícil mesmo com a liberdade de escolher o que/quando ler. 

Assim como não ando escrevendo, não tenho lido tanto quanto gostaria, o que se refletiu bastante no projeto Rata de Biblioteca, mas falar sobre livros ainda é algo que me dá prazer, e saber que eu posso estar tocando um outro alguém, muito distante de mim, mas com acesso a esse blog, e o incentivando no mundo da literatura, é mais do que nunca uma atitude necessária. 

As bibliotecas públicas possuem um acervo muito diverso, ao contrário do que muitos pensam -- e é basicamente toda a proposta do Rata de Biblioteca: mostrar que mesmo que estejam localizadas em prédios antigos, as bibliotecas podem agradar gostos muito diferentes --, mas sei que algumas estão localizadas em pontos cujo acesso demanda gastos com transporte, então, pensando em como eu poderia ao menos tentar encontrar um outro caminho de acesso, encontrei essa estratégia que eu mesma utilizo para "comprar" ebooks no Google Play Livros do meu android sem gastar nada.
  1. Baixe o aplicativo Google Rewards;
  2. Nesse aplicativo, com sua conta Google de acesso ao seu Google Play, você recebe notificações sobre pesquisas de temas diversos feitas pelo próprio Google. Sempre que você responde à essas pesquisas, ganha um prêmio: dinheiro para o seu saldo na Google Play, que pode ser usado no serviço de ebooks da empresa;
  3. Quando você escolher seu ebook na Google Play Livros, e tiver saldo suficiente para comprá-lo, é só seguir os procedimentos normais de compra e na tabela de pagamento o aplicativo já irá te dar a opção de pagar com esse saldo disponível, mas lembre-se: você precisa estar logado na mesma conta nos dois aplicativos pra que isso funcione.

O Google Play Livros possui um leitor de ebooks próprio, e é muito funcional: possui a opção de áudio, de marca texto, de anotações, de amarelar as páginas, efeito de folha virando a cada página trocada, e quando uma palavra é pressionada ele te dá o significado da mesma. Ah, também tem como fazer o download de arquivos epub que não tenham sido comprados nele, e não precisa estar conectado à internet para continuar lendo depois de já ter baixado a sua escolha de leitura. 

Além dos livros disponíveis pra compra, muitos ficam gratuitos por tempo indeterminado, como já foi o caso de Sejamos Todos Feministas. Atualmente, dois que estão disponíveis de graça e recomendo, são:

O Voto Feminino no Brasil, da historiadora e professora da UnB, Teresa de Novaes, que fala sobre a longa (longa mesmo) jornada até a conquista das mulheres para o seu papel de cidadãs eleitoras na Europa e em consequência, como tais decisões afetaram o voto feminino no Brasil, com todos os nomes das pessoas que ao longo da história se posicionaram a favor da decisão. O livro é colorido e tem ilustrações, o que torna a leitura ainda mais prazerosa; 

Minha segunda indicação só está sem custo por causa do segundo turno das eleições, assim permanecendo até o fim do dia 28, O Ódio como Política, organizado pela Esther Solano, é uma coletânea de ensaios de diversas pessoas do país, como Laerte, sobre a atual onda conservadora que ganhou força não só aqui, mas em países como os Estados Unidos da América.

É assustador quando nos vemos em um momento que relembra tanto um passado não muito distante, cujas consequências machucaram tantas e tantas pessoas, e que mesmo assim parece não ter ensinado o mínimo sobre o respeito que deve existir entre os cidadãos e o que deve ou não ser apoiado com tanto fervor, mas algo que aprendi lendo O Diário de Anne Frank e Eu Sou Malala, é que a luta pela educação e pela informação verdadeira não pode ser impedida por nenhuma outra pessoa, e que quanto mais eu as buscar, melhor será. 

Que o amanhã não nos faça precisar escolher buscar ou não pela nossa própria educação. Espero de alguma forma ter ajudado.


Nenhum comentário

Postar um comentário

-Spam não são publicados.
-Costumo responder todos os comentários no blog de quem os faz, se você estiver em anônimo, volte ao post em que comentou que responderei no mesmo.
-Obrigada por visitar <3

© Limonada.
Maira Gall