Poor journal: um conceito de bullet journal

 


Desde 2016 tenho mantido caderninhos semelhantes ao chamado Bullet Journal, mas com o toquezinho especial de uma pessoa pobre (ou, se preferir, com poucos recursos disponíveis). Cansada de tentar acompanhar conteúdos sobre o método e acabar desistindo por não conseguir ter os mesmos materiais que as outras pessoas (canetas importadas, milhares de adesivos e washi tapes), resolvi eu mesma criar meu conteúdo sobre o tema e compartilhar com vocês, na esperança de gerar identificação para quem não pode gastar tanto — seja dinheiro, seja tempo —, com a manutenção desse método de organização, que vale ressaltar, precisa ser funcional para aquele que o faz (tá tudo bem não conseguir fazer lettering, tá bom?). 

O que é um Bullet Journal? 


De um jeito bem grosseiro e resumido, é um caderno onde você registra seu ano, dividindo-o em meses (e a partir dele, em semanas e dias), e pode usar sua criatividade para entender qual o seu objetivo com ele: criar novos hábitos, registrar leituras, filmes ou séries assistidas, compromissos diários, controlar suas finanças, e o que mais achar necessário. Porém, a ideia principal é que tudo isso esteja organizado em listas ou trackers (um "rastreador", usado para seus hábitos, por exemplo). Segundo Ryder Carrol, criador do método, ele é um jeito de "Rastrear o passado, organizar o presente, e nos preparar para o futuro". Eu, particularmente, gosto de pensar no método como uma fusão entre diário e agenda. 

A ideia principal de Ryder era, na verdade, simplificar o máximo possível, mas no meio do caminho as pessoas começaram a tornar o método algo mais "vendível", gerando uma falsa necessidade de possuir muitos materiais para fazer os mais trabalhosos (e bonitos!) exemplos que vemos internet afora. 

Pontos importantes:

  • O caderno não precisa ser caro: até ano passado todos os meus cadernos foram comprados ou na Daiso, ou na Miniso. A Miniso, inclusive, é a que mais recomendo entre essas duas, por possuir muitos cadernos com páginas quadriculadas (o que facilita muito fazer suas listas, por exemplo), e em todos eles eu pagava no máximo 15 reais, sendo que duravam o ano todo (e sobravam folhas). Só agora, em 2022, passei a usar um caderno da Cícero, achado em uma black friday, mas honestamente, me arrependi. O papel deles transfere bastante, então até quando uso lápis de cor para pintar algo, a página de trás fica marcadinha (não acontecia com os cadernos da Miniso, por exemplo). 
  • Você pode usar materiais mais baratos: desde que comecei, as únicas coisas que tenho usado são canetas esferográficas, giz de cera, lapiseira, marca texto de diferentes cores e lápis de cor. Às vezes faço alguma coisinha diferente com post-it ou com aquele papel pardo, facilmente encontrado em papelarias que o vendem por metro (aqui perto de casa costuma estar 1 real/1 metro, então vale a pena). Acho que o mais caro que já comprei foi a caneta preta Marvy, da Le Plume, porque queria fazer títulos em preto e não conseguia achar nada muito semelhante. Ah, e as washi tapes também vendem na Miniso/Daiso, com kits que podem ter até quatro modelos diferentes por cerca de 10 reais!

Como eu me organizo?



Para séries, filmes e livros, gosto de criar páginas únicas, que ficam antes de eu começar o mês de Janeiro, por exemplo. Dentro delas eu vou anotando o que consumo, e vou tendo uma visualização bem ampla de tudo. Para os livros, neste ano, desenhei uma estante, e estou escrevendo os nomes deles dentro dela, enquanto desenho lombadas de livros para diferenciar os meses. Para as séries, desenhei uma TV, e vou escrevendo os nomes das que assisto dentro dela. 


Ainda antes de começar o primeiro mês do ano, gosto de fazer um humor tracker. São vários quadrados, divididos em uma coluna de 12 meses por linhas com até 31 quadrados. Criei uma legenda em que cada cor representa um humor (uso amarelo pra dias felizes, vermelho pra dias estressantes, azul para dias tristes, e um verde-água para dias em que considero ter ficado "normal", o famoso nem bom, nem ruim, sabe?). Ao final do ano consigo uma tabela bem legal de olhar, e entendo melhor até pelo que eu estava passando em determinados períodos e os motivos por trás de muitos dias azuis, por exemplo. 


É então que começo meu mês. Na primeira página sempre crio o "tema" que vou usar nas páginas seguintes, e gosto de colocar um mini calendário. Deixo as páginas seguintes para uma visualização maior dos planos do mês: em duas páginas exponho quadrados grandes com os dias, e dentro deles coloco compromissos que já sei que tenho (mais ou menos como este daqui). Na página seguinte, deixo meu tracker de hábitos, que segue a mesma lógica do de humor, mas desta vez apenas para acompanhar o mês; em Janeiro, por exemplo, faço 31 quadrados, e as colunas correspondem aos meus hábitos (beber água, escrever), que legendo com cores diferentes (parecido com este). Na próxima página, faço um controle financeiro: tudo o que recebo e gasto, fica explicadinho ali. E em seguida, geralmente pelas próximas quatro páginas, vou quebrando meu mês em dias e colocando as tarefas que surgem (as famosas to do list). 


Nem sempre fica bonito, e acho que funciona pra mim por eu ter aberto mão da ideia de fazer perfeito. Prezo muito mais pela criatividade na hora de enfeitar (vira um momento em que relaxo!) e pela ideia de conseguir realmente organizar meus dias. 

O criador tem um livro, chamado O Método Bullet Journal: Registre O Passado, Organize O Presente, Planeje O Futuro, em que explica melhor suas ideias. Sendo bem honesta, tem muita coisa que não adaptei para mim por não funcionar comigo (criar um índice, uma tabela com códigos, numerar as páginas), e acho que o ponto que mais quero passar, além da ideia de não precisar de materiais caros para fazer, é que o mais importante é entender o que é útil para você e o que não. No Pinterest, tenho uma pasta em que vou salvando ideias que gosto, caso queira ver, é só clicar aqui

Já tentou utilizar o método? Gostaria que eu explicasse algo mais sobre meu conceito de poor journal (kkk)? Me conta! :)

Comentários

Postar um comentário

  1. eu amo bullet journal, mas parei pela falta de tempo mesmo, tem sido muito mais prático utilizar um planner
    mas quero voltar a fazer meu bujo, mas to pensando em fazer ele para outras funções que não sejam a organização geral

    o bujo foi criado para ser um método de organização simplificado e que contenha todas as áreas da sua vida, o originalzão mesmo nem cor tem, mas as pessoas vão adaptando de acordo com sua necessidade e vontade... eu usava muito o bujo pra exercitar minha criatividade mesmo, então eu desenhava, pintava, fazia colagens e etc... mas isso não é necessário pra sua funcionalidade

    amei o post e quero acompanhar a série

    bjsss
    Carol Justo | Justo Eu?!

    ResponderExcluir
  2. Ahhh, eu achei tão fofa a forma como você decorou, e o mais legal é fazer justamente essa adaptação. Eu já tentei usar desse método, mas acabo sempre usando o caderno como diário mesmo kkkk

    ResponderExcluir
  3. Eu acho tão legal ver imagens de bullet journal, mas acho que não daria conta de ter um, pois sou meio perfeccionista em relação a cadernos... aí acho que ia passar mais tempo arrumando ele do que realmente usando! Hahahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu abri mão do bullet journal justamente porque nunca estava perfeito como no pinterest ou porque eu não conseguia ser tão criativa, e por eu ser pobre. Nunca pensei como você, que pudesse adaptar para um poor journal. Me agarrei a ideia que vendem para gente que fiquei meio cega. Tenho um caderninho aqui e vou aproveitar o começo do ano para criar um poor journal do meu jeitinho para 2022. Excelente post, abraços!
    claraaoliveira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. eu simplesmente AMEI o seu bujo?? o meu é basiquíssimo, quase uma agenda — geralmente uso caderninhos A6, porque gosto de páginas pequenas, e as páginas se alternam entre listas do que fazer nos dias do mês e listas que eu resolvo fazer só porque sim (coisas a assistir, coisas que quero ler, lembretes, coisas a fazer antes de viajar, etc). de vez em quando faço uns mood trackers também, mas acabou sendo outra coisa que deixei pra lá, porque esquecia de completar.

    resumindo: concordo SUPER com você que o negócio do bujo é justamente funcionar pra quem faz. achei o seu fofíssimo!!!

    ResponderExcluir
  6. Amei que você se desapegou e resolveu fazer o seu bullet journal do seu jeito, acho até que tem ainda mais a sua personalidade, do que ficar copiando os outros e se comparando. Isso seria uma coisa que EU ainda preciso aprender, não me comparar aos outros, como se isso fosse uma competição! :/

    Espero um dia me animar e começar meu próprio bullet journal. Por enquanto eu faço minhas listas no site Listography, onde me sinto mais a vontade pra apagar e reescrever quantas vezes eu quiser, haha.

    Beijos,
    Livro de Memórias

    ResponderExcluir
  7. Eu até tentei usar o Bullet em 2019 mas não tenho disciplina o suficiente para manter uma rotina, vemos um pouco disso no meu blog mesmo hihi apareço vez ou outra! Mas é bem legal voce compartilhar um pouco de como você usa e dar dicas de fazer de um jeito mais economico.

    ResponderExcluir
  8. Adorei seu conceito de poor journal kkkkk. Já tentei fazer bullet mas comigo não funcionava muito bem. Ficava em dúvida sobre como configurar ele, e quando eu encontrava um jeito, logo queria mudar depois kkk. Hoje uso mais ferramentas digitais para me organizar e também para fazer de diário. Queria ser uma pessoa mais "analógica" porque amo coisas de papelaria e fazer coisas a mão, mas na prática não funciona muito bem comigo :/

    ResponderExcluir
  9. O meu primeiro bullet journal foi um caderninho que eu comprei na americanas em uma viagem que eu fiz pro Rio. Era um caderninho simples. Eu também comprei umas canetas pra poder começar. Foi o journal mais simples e o mais querido da minha vida inteira. Até hoje, quando eu lembro eu sinto uma nostalgia muito boa.

    ResponderExcluir

▫ Spam não são publicados;
▫ Costumo responder todos os comentários no blog de quem os faz, se você estiver em anônimo, volte ao post em que comentou que responderei no mesmo;
▫ Obrigada por visitar! ❤

Form for Contact Page (Do not remove it)

Nome

E-mail *

Mensagem *