Água Viva, muito além de um monólogo. | #MLI2017

Água Viva, monólogo ficcional escrito pela autora Clarice Lispector (1920-1977), publicado pela primeira vez em 1973, cumpre com 5 desafios da Maratona Literária de Inverno 2017, sendo eles:

  • Ler um livro com menos de 200 páginas;
  • Ler um livro que você comprou pela capa;
  • Ler um livro escrito por uma mulher; 
  • Ler um livro sem saber a sinopse ou do que se trata;
  • Ler um livro nacional. 
Ao longo do texto, Clarice "troca de pele" com uma pintora que começou a se aventurar na escrita, falando sobre seu processo de criação -- artístico ou até emocional, já que em muitos momentos do livro nos deparamos com a narração da morte interna da personagem que sempre cria-se novamente--, questões da vida, da morte, do instante-já, que aconteceu mas agora já foi e fez-se um novo instante-já, e do que é o ser e o é, tão pequeno, mas tão completo porque em meio a tudo ele simplesmente é!

Uma leitura densa que pode obter diversas interpretações de acordo com quem a lê e o momento vívido. O que inclusive foi feito pelo falecido cantor Cazuza -- que segundo sua mãe, leu a obra 120 vezes, fazendo tracinhos na última página cada vez que a lia --, em sua letra "Que O Deus Venha":

"Sou inquieto, áspero
E desesperançado
Embora amor dentro de mim eu tenha
Só que eu não sei usar amor

Às vezes arranha
Feito farpa
Se tanto amor dentro de mim
Eu tenho, mas no entanto
Continuo inquieto
É que eu preciso que o Deus venha
Antes que seja tarde demais
Corro perigo
Como toda pessoa que vive
E a única coisa que me espera
É o inesperado
Mas eu sei
Que vou ter paz antes da morte
Que vou experimentar um dia
O delicado da vida
Vou aprender
Como se come e vive
O gosto da comida"

"[...]O Deus tem que vir a mim já que não tenho ido a Ele. Que o Deus venha: por favor. Mesmo que eu não mereça. Venha. Ou talvez os que menos merecem mais precisem. Sou inquieta e áspera e desesperançada. Embora amor dentro de mim eu tenha. Só que não sei usar amor. Às vezes me arranha como se fossem farpas. Se tanto amor dentro de mim recebi e no entanto continuo inquieta é porque preciso que o Deus venha. Venha antes que seja tarde demais. Corro perigo como toda pessoa que vive. E a única coisa que me espera é exatamente o inesperado. Mas sei que terei paz antes da morte e que experimentarei um dia o delicado da vida. Perceberei -- assim como se come e se vive o gosto da comida."

--Trecho de Água Viva, LISPECTOR, Clarice. 

Para quem nunca leu Clarice, não recomendo que comece com esse, livros como A Hora da Estrela e Laços de Família são melhores para se familiarizar com a escrita da autora, mas para quem já a conhece, recomendo a leitura com um toque de paciência para compreende-la. 

Em um quote:

"Será que isto que estou te escrevendo é atrás do pensamento? Raciocínio é que não é. Quem for capaz de parar de raciocinar -- o que é terrivelmente difícil -- que me acompanhe."

Nota:

Update 1: hoje o Victor Almeida prorrogou a Maratona Literária de Inverno 2017 até o dia 5 de Agosto (antes ocorreria só até 30 de Julho).
Update 2: se alguém se interessar, coloquei no menu lateral do blog (é só clicar nas três linhas horizontas ao lado do menu) uma imagem que direciona para o meu perfil no Skoob c:

Comentários

Postar um comentário

  1. Eu ainda não li nenhum livro da Clarice, e sendo leitora assídua desde que me entendo por gente, é um tanto BIZARRO parar pra observar isso. Há toda uma lista de escritores que não sei como ainda não li (tipo Agatha Christie, dá pra acreditar?) e tô querendo ir atrás disso.
    Alem disso, tô num desafio literário em que tenho que ler A Hora da Estrela, então: !!!!! =]

    ResponderExcluir
  2. Da Clarice eu só li a Hora da Estrela e comecei a ler Água Viva em 2015, e as duas experiências foram horríveis, amiga. Juro. Me deu um mal-estar real, físico, um sofrimento desgraçado que me deixou muito mal. Essa mulher escreve DEMAIS mas eu nao to em condições de lidar com os conteúdos que ela coloca <3 mas fico feliz que tenha sido uma leitura proveitosa pra voce (quem sabe um dia eu tbm nao reveja isso, né??) :**!

    ResponderExcluir

▫ Spam não são publicados;
▫ Costumo responder todos os comentários no blog de quem os faz, se você estiver em anônimo, volte ao post em que comentou que responderei no mesmo;
▫ Obrigada por visitar! ❤

Form for Contact Page (Do not remove it)

Nome

E-mail *

Mensagem *