O Retrato de Dorian Gray | Rata de Biblioteca.



Na mitologia grega, Narciso, filho do deus dos rios Cefiso e da ninfa Liríope, é avisado por um oráculo que no futuro será muito belo, mas que deverá evitar ver o próprio rosto, já que caso isso acontecesse, toda a vida dele estaria amaldiçoada.

Existem muitas versões sobre como as coisas caminham até o ponto final desse mito, mas em todas elas o ocorrido é o mesmo: Narciso morre ao ver-se em um lago, seja afogado, seja definhando por nunca mais sair da frente do seu reflexo.


No livro O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde, o pintor Basil Hallward encontra um jovem tímido, mas com uma beleza estonteante, que o faz ver a arte com outros olhos quando começa a pintar retratos do mesmo. Para Basil, Dorian é um reflexo de quem ele mesmo é, e por achar o rapaz alguém muito puro, o pintor tenta manter a amizade de ambos em segredo, mas um velho amigo seu, Lord Henry Wotton, o visita e se vê fascinado pelo quadro com Dorian como modelo, e naquela mesma tarde, apesar dos alardes de Basil para manter a “santidade” tão bela de Dorian Gray longe de alguém como Lord Henry, conhecido por apreciar a libertinagem humana e questionar os bons costumes de forma extrema, ambos se encontram justamente quando Dorian está posando para Basil.

Lord Henry passa a ser para Dorian o que o oráculo foi para Narciso, mas ao invés de alertá-lo para o bem, faz dele um experimento, o leva a crer em suas ideologias de liberdade acima das normas, mostra descaradamente o quanto o aprecia, e elogia o seu retrato recém-feito com certa inveja de tanta beleza e juventude, falando de forma convincente o suficiente para levar Dorian a fazer um desejo: o de continuar jovem e passar todo seu processo de envelhecimento para o quadro.

Em nenhum momento do livro nos é revelado o porquê ou quem realiza tal desejo, mas os anos passam e Dorian Gray continua com sua imagem intacta, assim como prossegue com sua amizade com Lord Henry, que parece cada dia mais transformar o jovem antes tão comum, em alguém com camadas profundas que marcam a principal obra de Basil a cada imoralidade cometida.

Quando Dorian percebe a relação entre seus pecados e o envelhecimento do retrato, já é tarde demais para mudar qualquer ação anterior sua, o que o leva a esconder a obra e não contar para ninguém o acontecido – mesmo que muitos passem a se afastar dele não só por sua má reputação, mas também pela obviedade com que um homem de mais de trinta anos continua com a aparência de um adolescente. Como o próprio autor escreveu durante o desenrolar do livro, há coisas que são preciosas por não durarem”.


*:・゚✧*:・゚✧ Por que ler um livro de 1890? *:・゚✧*:・゚✧

A escrita do Oscar Wilde não é difícil, apesar da diferença de séculos de suas publicações. A história de Dorian Gray é atemporal, e ótima pra repensar a existência humana. Nas partes finais do livro, o suspense e o mistério são muito presentes, bom pra quem gosta da sensação de “O QUE TÁ ACONTECENDO?” enquanto lê.

*:・゚✧*:・゚✧ Por que NÃO ler um livro de 1890? *:・゚✧*:・゚✧

Se você não gosta dos costumes da época, como jantares e conversas sobre filosofia com romances que se resumem a olhares trocados, certamente Dorian Gray não é um bom caminho para começar a conhecer os clássicos das bibliotecas públicas. Outro ponto importante: apesar de ter sido preso por manter um relacionamento homossexual, o escritor Oscar Wilde era – como esperado pra época, vale salientar -- machista, e em O Retrato de Dorian Gray, vemos muitas passagens que diminuem mulheres.

  • Pra quem é retrô: existe um filme de mesmo nome do diretor Albert Lewin, de 1945.
  • Pra quem é atual: existe outro filme de 2009, do Oliver Parker.
  • Pra quem é das séries: a série de terror sobrenatural Penny Dreadful, tinha Dorian Gray como um dos seus personagens!
  • Pra quem gosta de representatividade: dizem por aí que uma versão com uma mulher no lugar de Dorian Gray está pra sair (e o filme também vai ser dirigido por uma moça)!
  • Pra quem é dos memes: o meme do “sou lindo” com o Cristiano Ronaldo é a coisa mais Dorian Gray que a internet já produziu.

Em um quote:

“[…] influenciar uma pessoa é transmitir-lhe a nossa própria alma. Ela já não pensa com seus pensamentos naturais, nem arde com suas paixões naturais. As suas virtudes não são reais para ela. Os seus pecados, se é que existem pecados, são emprestados. Ela se converte em eco de uma música alheia, em ator de um papel que não foi escrito para ela. A finalidade da vida é o desenvolvimento próprio. Realizar completamente a própria natureza é o que devemos buscar. O mal é que, hoje em dia, as pessoas têm medo de si mesmas. Esqueceram-se do mais elevado de todos os deveres, o dever para consigo mesmas.”

Comentários

Postar um comentário

  1. Tati, esse é um dos meus livros preferidos da vida ♥ Sempre dou um jeito de relê-lo pelo menos uma vez por ano porque meu deus, ele é maravilhoso. Infelizmente tem as vibes misóginas, mas eu relevo porque naquela época era um milagre um homem não ser escroto - EXISTIAM ALGUNS QUE ERAM BACANAS, no entanto, então não dá pra passar pano a torto e a direito, mas o livro é maravilhoso demais e a escrita do Wilde é uma coisa única, portanto relevo.

    Amando esse projeto, quero ver mais livrinhos de biblioteca! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAAAAAAAH, e eu quero dizer que a versão mais nova em filme de O retrato de Dorian Gray é UM GRANDE LIXO. A de 1945 é mil vezes superior.

      É só isso mesmo, risos.

      Excluir
  2. Adorei a resenha, não sou muito fã de clássicos, mas a história desse parece incrível e quero ler :) Adorei seu blog e já estou seguindo
    www.opsquerida.com.br/
    www.instagram.com/siteopsquerida/

    ResponderExcluir
  3. Ahhh, eu amo literatura clássica <3 Falou que é livro antigo, eu tô aqui. Nossa, eu já tinha ouvido falar desse, e não sabia que havia essa semelhança com o mito de Narciso. E, puts, o desejo de ser imortal com a beleza... que puta enredo. :) Vou ver se pego na biblioteca da ufes. Esse trecho "“há coisas que são preciosas por não durarem” faz mesmo refletir sobre a existência humana. Nossa vida passa tão depressa, né? E algum dia vamos morrer. E acho que isso nos causa certa urgência em fazer as coisas, aproveitar os momentos, e de viver a vida de um jeito que nos faça feliz. Confesso que se eu fosse eterna... acho que ia ficar procrastinando sempre, porque "teria todo tempo do mundo". Gostei muito da indicação, mana <3

    ResponderExcluir
  4. Oi Mia!
    Eu quero ler esse livro tem muito muito tempo. Mas acho que essa é a primeira vez que eu vejo realmente uma resenha sobre ele. Achei bem bacana e fiquei ainda mais interessada. Não sabia exatamente sobre o que era a história antes. Adorei o seu formato de post e as indicações de filmes e séries :) Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  5. Eu amei muito como você conduziu o projeto nessa resenha. Não tem 'somente' a resenha, mas motivos para ler ou não ler, além de links interessantes sobre a temática. Achei muito criativo, mesmo!

    Sobre o livro, ainda não o li, estou aguardando poder comprar uma edição belíssima que vi um dia desses para poder comprar e ler, mas a história me interessa e muito, ainda mais um clássico. Única referência que tenho do livro é o personagem de Penny Dreadful, série maravilhosa e injustiçada, infelizmente. Já está na minha lista de desejados, e, quem sabe, eu não pegue em alguma biblioteca da cidade antes de adquirir um livro próprio né.

    monautrecote.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Gente que quote incrível. Já tinha ouvido falar de Dorian, mas nunca tinha parado para ler sobre ele. Eu tenho me forçado a sair do comodismo e no início do ano eu estava lendo Demian do Hermann Hesse e ele aborda muuito temas filosóficos e toda essa questão de existência divina e pecado, em alguns momentos de forma mais leve do que outras.
    Eu amo muito ler resenhas porque foi assim que eu descobri livros maravilhosos na minha vida. Obrigada pelo teu ótimo trabalho <3

    Blog Covil Dourado | Facebook

    ResponderExcluir
  7. Eu li esse livro quando era adolescente e amei.
    Quanto ao Oscar, apesar de homossexual, a sociedade era morbidamente machista naquela época, e ele apenas reflete isso :c não era tão desconstruído assim...

    Com amor, ♥ Bruna Morgan

    ResponderExcluir
  8. Dorian Grey é um nome lindo e, por isso, sempre tive um fascínio velado pela história. Porém, nunca cheguei a ler o livrou ou assistir qualquer um dos filmes realmente. Só sabia sobre o plot e é isso. Talvez esteja na hora de eu dar uma vasculhada nas bibliotecas, né?

    https://cyberalkymist.blogspot.com/

    ResponderExcluir

▫ Spam não são publicados;
▫ Costumo responder todos os comentários no blog de quem os faz, se você estiver em anônimo, volte ao post em que comentou que responderei no mesmo;
▫ Obrigada por visitar! ❤

Form for Contact Page (Do not remove it)

Nome

E-mail *

Mensagem *