As Brumas de Avalon | Rata de Biblioteca

As Brumas de Avalon, de Marion Zimmer Bradley, é uma série de livros publicada pela primeira vez em 1982, com a obra introdutória nomeada de A Senhora da Magia. Nela, conhecemos os personagens por trás do planejamento e execução da futura ascensão do Rei Arthur, com foco principal nas mulheres das lendas arturianas, como, por exemplo, a conhecida Morgana, retratada comumente como uma bruxa infeliz com o reinado de Arthur, mas que nas mãos de Marion ganha desenvolvimento próprio, sendo uma mulher destinada à Ilha de Avalon. Além de Morgana, conhecemos mais a fundo quem são Igraine, Gorlois, Viviane, e Morgause. 


Viviane, a Senhora do Lago e sacerdotisa de Avalon, é uma poderosa mulher capaz de prever e ajustar, através de seus atos mágicos, o destino da Ilha, que sofre com a ascensão do cristianismo ao seu redor, ameaçando sua existência e a perpetuação de suas crenças. É ela, ao lado de Gorlois, quem prevê o nascimento de Arthur e as consequências deste, fazendo o possível para que sua irmã o tenha e o entregue para cuidados longe do reinado, até sua idade certa para governar, momento que até o final do primeiro livro, é planejado e ponderado. 


É digno de nota a construção de cada personagem, retratadas como mulheres de muita força, mas ao mesmo tempo, de uma forma que não retira tal característica delas em momento algum, sensíveis e cientes de como a sociedade cristã as vê e tudo o que isso implica para suas vidas. Mesmo em seu primeiro livro, As Brumas de Avalon dá às personagens tons profundos e pouco falados em outras obras, mais focadas nos homens das lendas. 


:・゚✧*:・゚✧ POR QUE LER MAIS UM LIVRO SOBRE as lendas arturianas? *:・゚✧*:・゚

Como dito anteriormente, As Brumas de Avalon se difere ao retratar mais profundamente quem são as mulheres envolvidas na ascensão do Rei Arthur e o que as envolve, tornando-se, dessa forma, oposto a outras obras sobre as lendas. 


*:・゚✧*:・゚✧ POR QUE NÃO LER "as brumas de avalon: a senhora da magia"? *:・゚✧*:・゚✧

Se sua preocupação é não ter tido contato prévio com as lendas de Arthur, o mesmo não se faz necessário para leitura do livro. Eu mesma o li sem ter tido nenhum tipo de contato anterior, além do conhecimento prévio de quem era Arthur. No entanto, se você não estiver disposto/não gostar muito de fantasias medievais, talvez a leitura não seja para você.


Pra quem é dos filmes: o livro possui um filme homônimo, de 2001, que na época, foi exibido pela TNT na televisão como uma minissérie. Se assistido como longa, sua duração chega a três horas. 
Pra quem é da Netflix: Cursed, A Lenda do Lago, série lançada pelo serviço de streaming em 2020, pode ser uma boa para quem gostar do universo arturiano e quiser se aventurar mais por ele. 
Pra quem é dos livros: a série em questão, Cursed, é baseada em um livro homônimo. 
Pra quem é dos textos: no Querido Clássico, explorei um pouco mais a questão da relação entre o cristianismo e o paganismo, e como o patriarcado coexistente aos ideais cristãos silenciou as mulheres da Ilha de Avalon. 


Em um quote: 

“[…] pelo pensamento criamos o mundo que nos cerca, novo a cada dia.”


Comentários

Postar um comentário

  1. Está aí uma saga que eu sempre ouvi sobre, cheguei a ver o filme, mas nunca li. Grata por ter me lembrado do título, Tati! Não sei se gosto de ler fantasia medieval porque confesso, não li muitas - mas gosto dos filmes e histórias, então quem sabe, né? Fica aí na lista. Adorei a resenha, objetiva, direto ao ponto e sem spoilers <3
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Estou adorando visitar e ler seus conteúdos, são sempre os melhores!


    Meu Blog: Blog da Quezia

    ResponderExcluir
  3. Eu amo amo amo amo As Brumas de Avalon, tenho os livros aqui e li todos em sequência, não queria que tivesse fim!

    ResponderExcluir
  4. Você é perfeita, suas observações são perfeitas e esse projeto é perfeito!
    Eu sempre ouvi muito sobre As Brumas de Avalon e absolutamente nada do que eu já tinha ouvido me deixou com vontade de ler - até esse seu post. Agora acabei adicionando mais um livro na minha lista de "preciso ler" (um, não, alguns, porque também quero ler a série Cursed).

    ResponderExcluir
  5. Vi o filme quando criança, li os livros anos mais tarde. Queria reler, até porque a editora Planeta está dando continuidade a série, mas depois que eu descobri umas coisas sobre a Marion Zimmer Bradley fiquei com o pé atrás de ler qualquer outra coisa dela...

    ResponderExcluir
  6. Eu não sou *muito fã* de fantasias medievais, mas já ouvi falar MUITO bem desse livro, de mais de uma pessoa. Então sempre fico com uma certa vontade de ler, mesmo achando que o tema não é muito a minha praia... Adorei a resenha! :)

    ResponderExcluir

▫ Spam não são publicados;
▫ Costumo responder todos os comentários no blog de quem os faz, se você estiver em anônimo, volte ao post em que comentou que responderei no mesmo;
▫ Obrigada por visitar! ❤

Form for Contact Page (Do not remove it)

Nome

E-mail *

Mensagem *