Leituras do II semestre/2019.


Para ver a lista do primeiro semestre, clique aqui. 


|Julho|


Minha História -- Michelle Obama.

Estava com muita vontade de ler um livro mais longo, e quando encontrei esse apostei minhas fichas. É uma autobiografia bem centrada na Michele como uma mulher que por acaso encontrou o futuro presidente dos EUA, e não na esposa-do-presidente. É bem gostoso de ler, apesar de eu ser suspeita por realmente me interessar por autobiografias -- sempre gostei de saber o que as pessoas tem pra narrar sobre si. No entanto, acho que me incomodou como o livro vende aquela velha idealização americana de que todo mundo pode sair do fundo do poço e alcançar o mais alto nível de status social e financeiro, sabe? Não vou dizer que foi proposital -- talvez sim, talvez não --, mas a história de vida da Michele é bem baseada nessa falácia de "corra atrás que o sucesso vem". Tirando essa pequena crítica, foi uma boa leitura e não me arrependo. 


Garoto Encontra Garoto -- David Levithan.

Como comentei no post do semestre passado, consegui comprar um box com três livros do David por R$ 1,50 no Submarino, sendo Garoto Encontra Garoto um deles. O protagonista é Paul, um adolescente gay vivendo uma nova paixão no ensino médio, que sofre com suas inseguranças e seu ex namorado arrependido. Dos três livros, foi o que considerei mais fraco, mas não deixa de ser bom. 


|Agosto|


Guia de Comunicação de Más Notícias -- Aécio Flávio Teixeira de Gois.

Estava eu numa liga acadêmica da faculdade quando fui sorteada para ganhar esse livro -- com direito a foto com o médico autor e tudo, chiquérrimo. É claro que é uma leitura restrita aos profissionais da saúde, mas é bem interessante por ser uma ampla pesquisa sobre a necessidade de se educar os profissionais desde os primeiros anos na faculdade a como dar notícias ruins seja aos familiares ou aos pacientes. O próprio Aécio comentou na aula dada que já teve muita experiência difícil com alunos que em campo de estágio, não sabiam passar a informação da forma correta e até davam a entender que uma pessoa falecida, por exemplo, ainda poderia ser curada. É um tema bem sério, mas que a leitura auxilia muito bem. 


O Conto da Aia -- Margaret Atwood. 🌟 Livro encontrado em biblioteca. 🌟

Ano passado eu viciei em O Conto da Aia/The Handmaid's Tale. O livro foi resenhado para o Rata de Biblioteca.


Não Me Abandone Jamais -- Kazuo Ishiguro. 🌟 Livro encontrado em biblioteca. 🌟

Há uns dois anos atrás vi o filme na Netflix e não entendi absolutamente nada. Ai encontrei o livro na biblioteca e decidi que se fosse pra continuar não entendendo, pelo menos seria depois de tê-lo lido, mas a boa notícia é que eu entendi. Acompanhamos as memórias de Kath e sua infância em Hailsham, um internato em que crianças aparentemente sem pais viveram. Sabemos que a narradora já é adulta e que atualmente é cuidadora, mas para entender todo o contexto é preciso muita paciência -- o livro realmente só faz sentido depois de completamente lido. Achei interessante para pensarmos nos limites da ciência e do que somos capazes de aceitar em nome das melhorias na saúde humana. 


|Setembro|

Sem livros lidos.


|Outubro|


O Que é Educação? -- Carlos Rodrigues Brandão.

Lido para uma disciplina da faculdade. Bem curtinho, mas muito interessante -- e basicamente é uma resposta ao nome dado a ele. 


Will e Will -- David Levithan. 

Último livro do box mais barato já visto na Terra. Will é um garoto que encontra por acaso outro Will. As vidas deles são bem diferentes, mas possuem um dilema em comum (além do nome). Pra mim, o melhor personagem na história é na verdade o melhor amigo de um dos Will, e eu inclusive adoraria ler mais sobre ele -- faz essa pra gente, David.


Uma Constelação de Fenômenos Vitais -- Anthony Marra.

Ganhei esse livro de uma amiga, e tenho uma história curiosa com ele (que fica pra uma próxima). A história segue uma linha do tempo, entre 1994 e 2004, cujos personagens vivem com as consequências do conflito russo-checheno. É uma leitura densa por abordar tanto a vida durante uma guerra, mas é excelente pela maneira como o autor conseguiu estabelecer tanta coisa importante sobre a história do local dentro da ficção. 


A Coragem de Ser Imperfeito -- Brené Brown.

Eu só li esse livro de tanto ver a Amanda Palmer falar sobre em A Arte de Pedir. Não vou dizer que gostei, mas também não desgostei. Só não é muito a minha cara mesmo, mas enfim, a Brené é uma pesquisadora importante sobre temas como felicidade e vergonha, aliados a aceitar estar vulnerável o suficiente para demonstrá-los e assim, se livrar de razões para muita ansiedade e estresse no dia-a-dia. Me incomoda um pouco como ela faz parecer algo simples, mas parece ignorar muitas particularidades. 


|Novembro|


A Guerra que Salvou a Minha Vida -- Mariana Serpa Vollmer.

Tão doce e tão dolorido, uma das melhores leituras do ano. Ada e Jaime são irmãos que apesar de viverem com a mãe, se criam sozinhos. Ada tem um dos pés tortos, e por isso é proibida de sair de onde mora -- sua mãe a considera uma aberração, maltratando-a tanto física como psicologicamente. Um dia Ada ouve falar sobre a chegada de Hitler a Londres e sobre como todas as crianças do local precisam se mudar para o interior. Sem pensar, ela pega seu irmão mais novo e saí escondida da mãe, mudando-se com ele e sendo acolhida por uma mulher solitária chamada Susan, que a primeira vista parece não ser a melhor das opções, mas com o tempo cria laços sentimentais enormes com as crianças. Se eu pudesse ler só esse livro pelo resto da vida, leria.


|Dezembro|


Sapiens: Uma Breve História da Humanidade -- Yuval Noah Harari. 

Escrito por um professor de História, Sapiens se tornou best-seller, e mesmo sendo um livro com uma carga densa por falar sobre nossas estruturas sociais e a vida na Terra até os tempos atuais, é uma leitura muito boa de se fazer. Yuval tem muita didática e sabe explicar seus pontos sem precisar de muito. No ano passado, comentei que terminei 2018 com um livro excelente (Nix), e fiquei muito feliz quando notei que em 2019 sem querer segui o mesmo padrão. LEIAM SAPIENS!!! 


Total de livros lidos: 11 (totalizando, com os 20 lidos no primeiro semestre, 31 livros no ano).
Livros emprestados de bibliotecas: 02.
Livros comprados: 03.
Livros que ganhei: 02.
Ebooks: 04.


Que as leituras de 2020 sejam tão boas quanto as de 2019. E vocês, como finalizaram as leituras do ano passado?



Comentários

Postar um comentário

  1. Finalizei bem mal, Tati, porque minha meta eram míseros 2 livros e só li 1 e meio, [ cries in blogueirinha language ]
    Mas que bom que você leu bastante, que achou leitoras gostosas pelo caminho e que se sentiu animada pra falar delas <3
    2019 foi um caos, então que 2020 melhore!
    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  2. hmmmmm acho que não conheço nenhum destes, mas gostei da sua listinha, parecem bons títulos!

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler O Conto da Aia, só vi a primeira temporada da série que foi baseada no livro!
    Não Me Abandone Jamais só vi o filme e achei louco demais hauhua melancólico também e fiquei bem triste todo o tempo que durou.
    Will e Will li em uma tardezinha chuvosa e amei a história!

    ResponderExcluir
  4. Ah, eu tbm li Não me abandone jamais em 2019. Ganhei de aniversário tinha uns 2 anos, mas não tinha me interessado ainda. Achei um livro bem triste, gera muita reflexão. Eu fiquei bem abalada no final e não me passa outra palavra na cabeça além de "tristeza". Passei vários dias, depois de terminar o livro, pensando nessa história.

    ResponderExcluir

▫ Spam não são publicados;
▫ Costumo responder todos os comentários no blog de quem os faz, se você estiver em anônimo, volte ao post em que comentou que responderei no mesmo;
▫ Obrigada por visitar! ❤

Form for Contact Page (Do not remove it)

Nome

E-mail *

Mensagem *