17 novembro 2019

Leituras do I Semestre/2019.



Uma das minhas coisas preferidas do fim de ano é olhar para as leituras feitas e falar mal ou bem delas. CHEGOU O MOMENTO PRO QUE LI NO PRIMEIRO SEMESTRE!

|Janeiro|

O Menino que Desenhava Monstros -- Keith Donohue. 🌟 Livro encontrado em biblioteca. 🌟


Carcereiros -- Drauzio Varella. 🌟 Livro encontrado em biblioteca. 🌟

MINHA CASA E EU SERVIMOS AO DRAUZINHO. O Drazio tem uma série de publicações da Companhia das Letras que falam muito sobre a época em que ele foi médico voluntário do sistema carcereiro de São Paulo. Nesse livro em especial, a visão do que é contado é um pouco diferente, já que a narração é do Drauzio, mas a voz é dos carcereiros, dos olhos do sistema prisional. Tem a história pessoal deles, as histórias daqueles por quem eles foram responsáveis e em uma passagem do livro, um momento muito triste sobre o que foi o ocorrido no Carandiru para quem estava lá dentro trabalhando. Pra quem gosta de não ficção, vale a leitura demais. 

O Diário da Princesa #2: A Princesa Sob os Refletores -- Meg Cabot.

No ano passado eu encontrei o primeiro livro na biblioteca, mas logo em seguida descobri que a série não estava disponível para empréstimo. Lembro que baixei esse ebook e lembro de tê-lo lido no transporte público, mas confesso que lembro pouquíssimo bem de como a história continua. Acho que afinal de contas o segundo livro não me impactou, e fica aí a dúvida se devo continuar insistindo na Mia ou não. 

Sempre Vivemos no Castelo --Shirley Jackson.

Outra leitura que me desapontou, mas que dessa vez eu lembro justamente por não ter gostado. Depois que a Netflix adaptou A Assombração da Casa da Colina, da mesma autora, para série, fiquei interessada em ler algo dela, e como vi que Sempre Vivemos no Castelo também seria adaptado para filme, escolhi enfrentá-lo. Não sei se A Assombração da Casa da Colina é melhor, se a adaptação para série talvez tenha chamado atenção, mas confesso não ter gostado MESMO. Achei parado e quando terminei a leitura fiquei com a sensação de ter perdido tempo. A história gira em torno dessas duas irmãs blá-blá-blá que vivem no castelo "amaldiçoado" da cidade blá-blá-blá uma quer conhecer as pessoas que vivem em volta delas blá-blá-blá e a outra não quer. No fim dá merda. É isso, espero ter resenhado bem.

Ciranda da Pedra -- Ligya Fagundes Telles. 🌟 Livro encontrado em biblioteca. 🌟

Quando a literatura nacional quer ser boa ela é excelente, né? A construção das relações entre as personagens é boa demais, e teve resenha dele pro Rata de Biblioteca. 

As Coisas que Você Só Vê Quando Desacelera -- Haemin Sunim.

Fui ler com um pé atrás outro na frente, porque não sou acostumada a procurar os tais livros auto-ajuda, mas me surpreendi positivamente. Haemin Sunim é um monge, professor acadêmico (!!!) de budismo (!!!) lá na Coreia do Sul, que já deu -- ou ainda dá, não sei ao certo -- até aula em Harvard. Nesse livro ele traz vários capítulos de temáticas que variam, mas que sempre possuem um laço entre si por tratarem sobre os estresses cotidianos a que somos impostos e como eles nos afetam de forma muito grande. Acho que no fim foi uma boa leitura porque eu tenho real interesse pelo budismo e por meditação, e rendeu muitos trechos em destaque que inclusive saí escrevendo por aí pra encontrar eles sem querer ao longo do ano e pensar melhor nas questões. Se eu pudesse descrever a leitura em uma só palavra, seria alívio.

Dois Garotos se Beijando -- David Levithan.

Sigo um Instagram de promoções/cupons de livros em sites como a Amazon e o Submarino, e numa dessas acabei comprando um box com três livros do David Levithan por R$ 1,50. Entre os livros do box estava Dois Garotos se Beijando, e gente, que sutileza esse autor tem com a escrita, né? Aborda um tema importante e sério demais (as mortes por HIV antes da indústria perceber que talvez fosse bom investir nas pesquisas...), ao mesmo tempo em que mostra a adolescência de jovens que querem se assumir, que já são assumidos e por isso militam pela causa LGBTQ+, ENFIM, é um emaranhado de histórias conectadas em uma só. Sensível, bonito, e ao mesmo tempo uma leitura leve. 

|Fevereiro|

O Orfanato da Srta, Peregrine para Crianças Peculiares #1 -- Ramsom Riggs. 🌟 Livro encontrado em biblioteca. 🌟

Umas coisas bizarras acontecendo, né? É uma fantasia que eu honestamente acho difícil de explicar pra quem nunca teve contato -- e foi justamente por isso que desisti de falar sobre o livro no Rata de Biblioteca --, mas adianto que vale a pena, que a edição da Intrínseca é muito bonita, e que eu queria encontrar o segundo livro em alguma biblioteca.

Sem Causar Mal: Histórias da Vida, Morte e Neurocirurgia -- Henry Marsh e Ivar Panazzolo Junior. 

Sem Causar Mal conta vivências do neurocirurgião britânico Henry Marsh. Eu particularmente adorei a leitura porque sou da área da saúde, posso afirmar com tranquilidade,  gosto da área, mas honestamento acho que o livro peca ao usar nomes que só são entendíveis pra quem tem um estudo do corpo humano e ao descrever alguns procedimentos, por exemplo. Mas pra quem tem interesse, é legal ver os pontos de vista do médico com relação a realização das cirurgias, das vulnerabilidades expostas pelos pacientes e pelos acompanhantes, e pelos problemas hospitalares, que sempre são muitos. AH, também não gostei como muitas vezes há uma descrição do Henry como um cara meio explosivo que trata mal a equipe com quem trabalha. Melhore, Henry.

Tudo e Todas as Coisas -- Nicola Yoon. 🌟 Livro encontrado em biblioteca. 🌟

Tem resenha pro Rata de Biblioteca. Fofinho e bom pra esvaziar a mente. 

|Março|

Quinze Dias -- Vitor Martins.

Ano passado eu estive na Flipop e foi bem legal ver o Vitor de perto (nem sabia que ele existia fora do booktube), apesar de já conhecê-lo e de saber por meio do canal que ele estava investindo na carreira de escritor, foi só depois do evento que procurei por Um Milhão de Finais Felizes, e por fim, nesse ano, li o seu primeiro lançamento, que foi Quinze Dias. Gosto como tem tudo o que eu costumo apreciar em livros de ficção "xófen", e além de tudo é nacional, LGBTQ+, e abre os olhos pra gordofobia.

|Abril| 

Mil Pedaços de Você + Dez Mil Céus Sobre Você + Um Milhão de Mundos com Você -- Claudia Gray.

Assim, não é bom, mas não é ruim, tanto que eu li a trilogia toda em um mês né, hehe. É uma distopia sobre uma adolescente filha de um casal de cientistas que criam o Firebird, um dispositivo que permite a viagem entre as dimensões. Rolam alguns problemas, umas pessoas de um coração não muito bom aparecem interessadas no Firebird e em cada dimensão que a protagonista entra, ela descobre uma nova versão de si e da sua própria família. No final só fica a questão: como que os adolescentes nessas histórias fazem tantas coisas quando nessa idade a gente só falta comer merda, né? Mas foi bom.

Biofísica para Ciências Biológicas -- Plinio Delatorre.

Eu precisava passar em biofísica, gente. Matéria dos infernos, deus me livre. Acho muito engraçado que fui eu quem cadastrou esse livro no Skoob, e até hoje só tem eu nos leitores, hehehe. 

|Maio|

O Clube de Leitura da Jane Austen -- Karen Joy Fowler.

A ideia da autora era contar sobre esse clube de leitura só de obras da Jane Austen e assimilar as vivências de cada integrante dele com as próprias personagens da Jane, mas não rolou pra mim. Outra leitura que terminei com a sensação de "ata".

A Garota que Eu Quero -- Markus Suzak. 🌟 Livro encontrado em biblioteca. 🌟

Eu nunca tinha lido A Menina Que Roubava Livros (aguardem a continuação do post), e quando vi que esse era do mesmo autor, pensei que seria interessante conhecê-lo por um livro menos popular. Me arrependi. É sobre esse adolescente de uma família humilde apaixonado pela atual do irmão mais velho. Não me conectei com os problemas do personagem e achei ele chato.

A Menina que Roubava Livros -- Markus Suzak. 🌟 Livro encontrado em biblioteca. 🌟

MEU DEUS DO CÉU PORQUE EU NUNCA LI ISSO ANTEEEEEEEEEEES. Na verdade eu sei, né. A minha versão de 15 anos encontrou o livro na biblioteca da escola e por algum motivo não gostou nem da primeira página, o que gerou futuros diálogos que duraram anos resumidos a "Já leu A Menina que Roubava Livros?", "Não continuei porque não gostei" e toda uma revolta da pessoa que conversava comigo que hoje em dia eu entendo perfeitamente bem o porquê. Inclusive, é o próximo livro que eu quero falar sobre no Rata de Biblioteca, então vou me abster de maiores comentários. 

|Junho|

Sob Pressão: A Rotina de um Médico Brasileiro -- Marcio Maranhão. 🌟 Livro encontrado em biblioteca. 🌟

Melhor que a série global, hehehe (eu não gosto da série). Tem muito da dificuldade de conseguir atender o paciente dentro do SUS, não pela falha desse sistema que é maravilhoso e quem não concorda favor sair do meu blog, mas pela falha estatal que negligencia repetidamente a saúde no Brasil. 

O Sol Também é uma Estrela -- Nicola Yoon. 

Depois de ler Tudo e Todas as Coisas quis conhecer mais obras da Nicola e gostei igualmente de ambas. Levinho e "nhomnhomnhom", bom pra esquecer dos problemas. 

Total de livros lidos: 20.
Livros emprestados de bibliotecas: 08.
Livros comprados: 01.
Livros emprestados de outras pessoas: 0.
Ebooks: 11.

As leituras do segundo semestre a gente deixa pra Janeiro. <3


6 comentários

  1. Olar!
    Sobre a série da princesa Mia, se o segundo livro te entediou, não siga. Eu li inteira, e acho que do quinto livro em diante, fica beeeem chato.
    Sobre A Garota que eu quero, na verdade, ele é o terceiro de uma trilogia, porém foi o unico dela que a Intrínseca lançou, o restante saiu pela Bertrand (?????). Talvez lendo o restante, você conseguiria se conectar melhor, mas nao espere uma história apaixonante porque foram os primeiros de Markinhos. Sugiro Eu Sou o Mensageiro, pouco popular também mas INCRIVEL. O construtor de pontes eu achei horrível, massante e força emoção inserindo umas morte aleatória CHORE POR FAVOR.

    .**

    ResponderExcluir
  2. "a menina que roubava livros" é incrível (li há milênios e nem lembro direito, fiquei com vontade de reler), ainda bem que vc deu outra chance!!! e tô com "dois garotos se beijando" parado há um tempão, agora me animei pra tirar o bichinho da estante! <3

    ResponderExcluir
  3. Li Carcereiros este ano também e amei! Também sirvo ao Drauzinho. <3

    E também li A Menina Que Roubava Livros na segunda tentativa, depois de ter achado o início maçante na primeira vez, haha. Não tem como se arrepender, né? Deixa a gente muito tocada, livro lindo demais.

    ResponderExcluir
  4. MINHA META DE LEITURA ERAM 2 LIVROS PRO ANO E EU NÃO BATI ELA AINDA, COMO ASSIM TATI.

    Acho que séries tipo Harry Potter, O Diário da Princesa, são boas pra quem cresce lendo. Tem um negócio nostálgico, uma certa inocência literária (que a produção científica matou pra mim lá em 2013 quando comecei a me aventurar na escrita e [overdose de] leitura de artigos acadêmicos ) e que broxam um pouco a gente quando vamos ler depois de 'grandes'. A gente não tem paciência de crescer com a história, de acompanhar a evolução das autoras e acaba achando meio méh. Não acho que toda obra infanto-junevil tenha o mesmo problema, mas algumas têm e tá tudo bem.

    Also, você me incentivou um pouco pra ler A Menina que Roubava Livros e O orfanato da stra. Peregrine, porque eu tenho o primeiro e os 3 PRIMEIROS DA SAGA DO SEGUNDO, e não li porque: não, simplesmente. Also, se vc achar aí nas tuas bandas, tem uma loja chamada "promolivros" que vende livros a 10 contos. Comprei os 3 da saga do orfanato lá!

    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  5. Eu amava a Mia na minha adolescência, mas não animaria ler tudo de novo não. Eu gostei muito do livro O Orfanato da Srta, Peregrine para Crianças Peculiares, já quero começar o terceiro!
    E nunca li A Menina Que Roubava Livros, mas tenho muita vontade. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, oi, Tatiane! Tudo bom?
    O que posso dizer da sua lista de leituras? Ela é bem... Extensa. Não estou dizendo de um modo ruim, longe disso, mas me surpreende alguém conseguir ler tanto assim. Sério kkkkkk, eu sou super preguiçosa pra ler livros, sempre finalizando em passinhos de tartaruga, espero um dia conseguir ser uma leitora tão ativa quanto tu é.
    Dessa lista enorme para apenas teu primeiro semestre, eu já consegui ler apenas dois. O orfanato e a Menina que roubava livros. Mas eu já tenho outras leituras para concluir, como Harry Potter que estou enrolando até hoje e outros mil livros que foram recomendados da minha faculdade e sobre a área que quero seguir quando finalizar o curso.
    Amei demais esta postagem e já vou salvar alguns nomes pra ver se consigo ler depois.

    Com amor, Vênus.
    arquivo morto.

    ResponderExcluir

-Spam não são publicados.
-Costumo responder todos os comentários no blog de quem os faz, se você estiver em anônimo, volte ao post em que comentou que responderei no mesmo.
-Obrigada por visitar <3

© Limonada
Maira Gall