Leituras do II semestre.2018



Para ver as leituras do primeiro semestre, clique aqui.

|Julho|

A Barraca do Beijo - Beth Reekles. Ebook comprado no Google Play Livros com os créditos do aplicativo Rewards.

A Netflix lançou o filme homônimo ao livro, e apesar de até mesmo a adaptação já não ser grande coisa, o ebook estava bem barato na loja de livros do Google Play e eu queria lê-lo por pura nostalgia da minha adolescência -- escrevi muitas fanfics de enredo bem parecido. Não foi a melhor leitura da vida, mas deu pra terminar, e acabei achando o filme mais problemático que o livro com relação ao modo violento do personagem principal. 

Grandes Mulheres que Mudaram o Mundo - Kate Pankhurst e Flavia Yacubian. 

Ganhei esse livro na Flipop, e apesar de ser infantil, é uma das paixões da minha estante. Ele é todo ilustrado e conta de forma bem simples quem foram as mulheres abordadas nele, o que fizeram e como mudaram o mundo. Presentear uma criança com ele é acerto com toda a certeza (eu mesma não conhecia algumas mulheres citadas). 

Garota Exemplar - Gillian Flynn. 🌟 Livro encontrado em biblioteca. 🌟

Assisti ao filme em 2014, quando ainda estava passando no cinema, e na época fiquei ATERRORIZADA. Assisti-lo me incentivou na época a comprar Objetos Cortantes, da mesma autora, que ainda tenho aqui em casa, e realmente gostei da escrita dela. Os anos passaram e um dia na biblioteca encontrei o Garota Exemplar. Não senti que aproveitei tanto a leitura como teria sido se não tivesse assistido ao filme primeiro, mas não nego que a escrita da Gillian é ótima. 

O Grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald. 🌟 Livro encontrado em biblioteca. 🌟

Fazia tempo que queria ler algo do Fitzgerald, e em 2018 tive coragem de tentar, começando por uma das suas mais conhecidas obras. Por ser um grande clássico americano nem sei como abordá-lo aqui da forma correta, seu propósito é mostrar e criticar a geração da época que foi escrito e o famoso american dream, o que pode assustar quem nunca teve contato com nada do escritor, mas achei uma leitura muito fácil de ser feita. 

O Cirurgião - Tess Gerritsen. 🌟 Livro encontrado em biblioteca. 🌟
|Agosto|

A Teus Pés - Ana Cristina César. 

O livro nacional de poemas foi pedido como leitura obrigatória da Unicamp, e a única coisa que eu tenho a dizer é: não entendi. Eu realmente queria ter gostado, por ser de uma mulher, por ser nacional, mas não deu, achei a escrita confusa e apesar de tê-lo terminado, não senti que o aproveitei.

O Apanhador no Campo de Centeio - J. D. Salinger. 🌟 Livro encontrado em biblioteca. 🌟
Já vi tanta gente o considerar um livro transformador que quando o encontrei na biblioteca tive certeza que precisava lê-lo. E não gostei. Existe toda uma celebração com ele por ter sido o primeiro livro que se preocupou em incluir a vida e as visões de um adolescente no meio literário americano, mas gente, como eu achei chato. É tudo narrado por esse garoto que saí de férias mais cedo porque levou bomba e que agora está vagando pela cidade até ter a coragem de voltar pra casa enfrentar seus pais. E a quantidade de vezes em que o personagem fala "no duro" me irritou.

O Diário da Princesa - Meg Cabot. 🌟 Livro encontrado em biblioteca. 🌟
Interferências - Connie Willis. 
Ganhei esse livro da Suma em um sorteio no Wink. Desde o primeiro momento achei a capa muito bonita, e tudo só melhorou por ser uma ficção científica escrita por uma mulher (de 73 anos!!!). No livro a tecnologia já avançou além da nossa atualidade, apesar de estar em um tempo que de acordo com algumas referências da cultura pop usadas pela autora, é o mesmo que o nosso, e cirurgias cerebrais que permitem aos casais saberem exatamente o que seu parceiro sente já são possíveis. Sinto que se me aprofundar mais, acabo entregando as partes mais legais do livro, então LEIAM INTERFERÊNCIAS!!!

Clara dos Anjos - Lima Barreto. 🌟 Livro encontrado em biblioteca. 🌟
Clara dos Anjos foi uma das obras pedidas pelo vestibular da UFPR, e me deixou muito nervosa. A leitura é fácil. mas existe esse personagem ODIÁVEL que é responsável por todo o enredo. É um livro sobre machismo, sobre preconceito racial e os privilégios que classes mais abastadas possuem. Uma ótima pedida pra quem busca um bom nacional. 

Relato de Um Certo Oriente - Miltom Hatoum. 
Mais um livro cobrado pela UFPR, dessa vez uma ficção nacional. Apesar de bom, é confuso e precisa ser lido com calma, ou até mais de uma vez pra quem assim preferir. Uma morte ocorre em uma família, e somos levados por diferentes narradores a cada capítulo, todos integrantes dela, ao passado e a fusão do presente pelos olhos de quem fica. Muito bem escrito.

O Pequeno Livro de Haikai do Menino Maluquinho. - Ziraldo.
Esse ebook está disponível no Google Play Livro por zero reais, e eu, que na infância amava o Menino Maluquinho, não resisti. A nostalgia que me causou foi uma das mais gostosas que já senti.

O Voto Feminino no Brasil - Teresa de Novaes.
Ebook também disponível gratuitamente no Google Play Livros, lançado pela Câmara de Brasília, mostra o sufrágio feminino no Brasil e seus influenciadores pelo mundo, além de dar destaque para as mulheres que lutaram por essa conquista.

Fiquei com um Famoso - Thalita Rebouças. 
Ebook gratuito no Google Play Livros. Gosto da escrita da Thalita, mas não sou o público alvo.

O Ódio como Política: a Reinvenção das Direitas no Brasil - Vários autores.
O ebook ficou gratuito na Amazon durante o mês das eleições presidenciais. São vários ensaios de autores diferentes cujo tema principal é o atual momento conservador da política, com alguns que achei bons e outros não, heh. 

|Setembro|

O Adulto - Gillian Flynn. Ebook comprado no Google Play Livros com os créditos do aplicativo Rewards.

Por ter tido duas boas experiências com a escrita da Gillian, como citei ali em cima, decidi aproveitar que tinha créditos do Reward e comprei o conto O Adulto no Google Play Livros, e foi aí que me decepcionei com a autora pela primeira vez. Não digo que é ruim, mas não funcionou pra mim. 

As Valentinas - Luiza Trigo. 

Conto nacional disponível gratuitamente no Google Play Livros que despertou minha curiosidade, mas não senti que deveria ter ido atrás depois que o li. Com toda a certeza não sou o público alvo, mas não consigo recomendá-lo nem pra alguém com a idade ideal para a leitura, infelizmente. 

Eles Não Usam Black-Tie. - Gianfrancesco Guarnieri. 

Peça nacional exigida pelo vestibular da UFPR. Leitura necessária, engraçada, um dos melhores livros que já li. 

Minha Querida Sputnik - Haruki Murakami. 🌟 Livro encontrado em biblioteca. 🌟

Fazia tempo que queria ler algo do Murakami, mas não sabia nem por qual livro começar. A capa desse em especial chamou minha atenção, e perdão pela expressão, mas puta que pariu, que livro! O narrador é um amigo de Sumire, apaixonado por ela desde os tempos da faculdade, mas que nunca tentou nada além da amizade com a mulher. Ela começa a trabalhar para uma outra personagem, e quando se vê apaixonada por outra mulher, não sabe muito bem como lidar com a problemática. É um livro muito profundo e que fala sobre o sentir de diversas formas diferentes, recomendadíssimo.

|Outubro|

O Que é Poder - Gerard Lebrun.

Livro de não ficção cobrado pelo vestibular da UFPR.

Resposta à Pergunta: Que é Esclarecimento? - Kant.

Livro de não ficção cobrado pelo vestibular da UFPR.

A Defesa de Sócrates - Platão. 

Livro de não ficção cobrado pelo vestibular da UFPR.

História do Cerco de Lisboa - José Saramago. 🌟 Livro encontrado em biblioteca. 🌟

Leitura obrigatória pro vestibular da Unicamp. Depois que você entende o que tá acontecendo, fica bom, o único problema mesmo é com o José Saramago e seus problemas com pontuação.

Extraordinário - R. J. Palacio.

OUTRA LEITURA FOFA E GOSTOSA E LINDA.

Orgulho e Preconceito - Jane Austen. Ebook comprado no Google Play Livros com os créditos do aplicativo Rewards.

Uma vez por ano a gente tem que se render ao Mrs. Darcy, né meninas?

Ame O Que é Seu - Emily Giffin. 🌟 Livro encontrado em biblioteca. 🌟


A Casa da Praia - Beth Reekles. Ebook comprado no Google Play Livros com os créditos do aplicativo Rewards.

Não basta eu ler A Barraca do Beijo, também queria saber o que acontecia na casa da praia deles. 

A Noiva da Caveira - Elphinstone Dayrell.

Conto nigeriano publicado em pdf pela Editora Wish, sobre uma garota que é levada para a terra dos mortos ao desrespeitar o que pedem seus familiares. 

Um Milhão de Finais Felizes - Vitor Martins. 

OUTRA LEITURA FOFA E GOSTOSA E NACIONAL.

O Diário de Anne Frank - Anne Frank.

O tenho desde 2013 e nunca consegui terminar porque me sentia mal. Necessário, triste. 

|Novembro|


Com Amor, Simon ou Simon vs. A Agenda Homo-Sapiens - Becky Albertalli. Ebook comprado no Google Play Livros com os créditos do aplicativo Rewards.
UMA DAS LEITURAS MAIS FOFAS E GOSTOSAS DA VIDA. 

Para Todos os Garotos que Já Amei, P. S. Ainda Amo Você e Agora e Para Sempre Lara Jean - Jenny Han.

Assim como com a Barraca do Beijo, depois do filme ser lançado pela Netflix quis ler o livro que o inspirou. É leve e despretensioso, e por isso mesmo me prendeu. Não foi por acaso que acabei lendo toda a trilogia. 

Sejamos Todos Feministas - Chimamanda Ngozi.

O ebook de Sejamos Todos Feministas estava gratuito no Google Play Livros e aproveitei a oportunidade. Não é um livro ruim, mas recomendo para quem realmente não tem nenhum conhecimento sobre o movimento e quer começar a entendê-lo. 

Mulheres, Raça e Classe - Angela Davis.

LIVRÃO cobrado pela UFPR. Não me sinto nem capaz de dizer qualquer coisa sobre. Extremamente necessário, uma das melhores leituras que já fiz.

|Dezembro| 

A Revolução dos Bichos - George Orwell. 🌟 Livro encontrado em biblioteca. 🌟




Fazia muito tempo que queria ler algo do Orwell e não poderia ter começado de forma melhor. A edição que encontrei era da década de 70, o que só tornou tudo mais especial ainda. Leitura necessária pra tempos em que o mundo parece ter se esquecido do seu passado. 

Fera - Brie Spangler. 

Releitura de A Bela e a Fera que foca em temas atuais como gênero e sexualidade, mas que não pareceu saber aproveitar tudo o que tinha em mãos. Fraco. 

Nix - Nathan Hill. 

BOM DEMAIS. Longo, mas foi a melhor leitura que fiz em 2018, nos 45 do segundo tempo. Aborda temas necessários para o momento e te prende como só uma ficção muito bem estruturada é capaz. 

A Anatomia do Estado - Murray Rothbard e Paulo Polzonoff.

Livro de não ficção, bom para questionar algumas estruturas de poder.

Morte e Vida Severina - João Cabral de Melo Neto.

Nacional pedido pelo vestibular da UFPR. Interessante por sua proposta: poemas que contam uma história, na voz dos rios e dos transeuntes.

Várias Histórias - Machado de Assis. 

Também cobrado pelo vestibular da UFPR, com contos do Machado de Assis, sendo alguns legais e outros nem tanto. 

Manifesto Comunista - Karl Marx e Friedrich Engels. 

Todo mundo deveria ler uma vez na vida, certo? Certo!

A Casa de Vidro - Anna Fagundes Martino. 

Ebook nacional disponível de forma gratuita na Amazon, que me chamou atenção pela capa. Tinha potencial pelo enredo fantasioso, mas não foi bem aproveitado -- se perdeu ao não inserir melhor o próprio universo. 

Total de livros lidos: 44 (totalizando, com os 14 do primeiro semestre, 58 livros no ano).
Livros emprestados de bibliotecas: 10
Livros comprados: 05 (todos ebooks do Google Play Livros, pelo método Rewards).
Livros que ganhei: 02
Ebooks: 31

2018 foi o ano que mais li, o que me deixa extremamente feliz. Que 2019 seja tão bom quanto!


Comentários

Postar um comentário

  1. AHH, que linda tua lista de lidos desse último semestre! Amei que tem Barraca do Beijo até Manifesto Comunista hahaha' Li alguns dos títulos em outros anos, como Relato do Hatoum, fiz até trabalho sobre. Também o Gatsby, te recomendo ler o da Zelda, que é muito Gatsby, só que digo que é melhor (infelizmente ela foi muito apagada pelo Scott). Não gostei também de O Apanhador no Campo de Centeio (bem white people problem). Nunca li a Ana Cristina César, me interesso. E tô doida pra ler o Manifesto.
    Ah, amei sua dica do Rewards, vou baixar por aqui. Queria ler mais ebooks também, mas tenho um problema sério para ler no celular (já que não tenho nenhum e-reader). Bateu saudade de visitar uma biblioteca de bairro, onde morava antigamente tinha uma e lá comecei a ler muito mais. Onde moro nem tem. Dá uma vontade de abrir uma, sabe? rs Quem sabe no futuro ><

    https://monautrecote.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. amava ter tempo para ler esses livro todos mas estou sempre tao ocupada! quais sao as suas dicas para ler mais?

    amei o blog girl! tou a seguir e gostava muito que me seguisses também! beijinho

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderExcluir
  3. miga do céu, quanta coisa!!! <3
    tô me preparando pra ler "o apanhador no campo de centeio", porque acho que é desses que todo mundo tem que ler na vida, mas já tô com um pé atrás porque ouvi muita gente falando que funciona melhor quando a gente é adolescente hahah :( também quero ler "relato de um certo oriente", eu sou 100% apaixonada por "dois irmãos" (vc já leu?), queria ler tudo do milton!! e sobre o livro da chimamanda, eu acho que ele é tipo os da rupi kaur. não é ruim, mas também não é bom... funciona pra quem tá começando agora, pra quem quer conhecer o movimento etc, mas pra quem já tá inserido nele é só enrolação ¯\_(ツ)_/¯ hahah

    ResponderExcluir

▫ Spam não são publicados;
▫ Costumo responder todos os comentários no blog de quem os faz, se você estiver em anônimo, volte ao post em que comentou que responderei no mesmo;
▫ Obrigada por visitar! ❤

Form for Contact Page (Do not remove it)

Nome

E-mail *

Mensagem *